17/03/2019

[Resenha] H. P. Lovecraft: Medo Clássico - Volume I


Ficha técnica:
H. P. Lovecraft: Medo Clássico - Volume I
Autor: H. P. Lovecraft
Ano de publicação: 2017
Nº de páginas: 384

Se você nunca leu Lovecraft (deveria), ao menos já ouviu falar do autor. Se você é um leitor ávido, ou amante do terror, já ouviu falar do mítico Cthulhu (criatura cujo nome ninguém sabe a pronúncia correta até hoje). Lovecraft revolucionou o terror do século XX, e é considerado o criador do Terror Cósmico, que nada mais é do que aquele terror que desafia as leis do espaço-tempo, grandioso demais para ser compreendido pela mente humana, e que nos faz duvidar de nossa própria sanidade.
Se você quer saber um pouco mais sobre a vida de H. P. Lovecraft, confira o post que fiz sobre o autor:

O livro traz nove dos mais famosos contos do autor (que escreveu muitos, mas muitos contos), como A Cidade Sem Nome, Nas Montanhas da Loucura e O Chamado de Cthulhu. A maioria deles remetendo ao horror cósmico, mostrando que nós, humanos, não fazemos ideia do que veio antes de nós, milhões e milhões de anos atrás. A maioria mostra lugares quase inacessíveis, com informações que deixaria perturbado o mais são dos homens.

A escrita de Lovecraft pode ser considerada um pouco arrastada para quem está acostumado com histórias mais atuais. Os contos do autor quase não possuem diálogo, então preparem-se para longos parágrafos. Em contrapartida, a falta de diálogos é recompensada com uma narrativa bem detalhada, de forma que o leitor sente como se ele próprio fosse o personagem. Ele descreve a temperatura, ambiente, textura dos objetos e, principalmente, a incompreensão humana em meio ao desconhecido. Um medo tão ancestral e indescritível que nossos protagonistas mal conseguem descrevê-los em palavras.




A edição da Darkside Books está simplesmente fantástica. A capa é em baixo relevo, e traz Lovecraft junto de Cthulhu. Há anotações da própria editora e também do tradutor, quando necessário. Em cada nconto, há uma nota de rodapé, mencionando a primeira vez que ele foi publicado.




Se você nunca leu nada do autor e sentiu-se atraído por seus contos, esse livro é uma ótima introdução. Lhe garanto que é diferente de qualquer coisa que você já tenha lido.

Obs: Comentários sobre a edição do livo foram feitos com base na Miskatonic Edition.

Nota: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga-nos no Instagram @dicasdojess