14/10/2018

[Curiosidades] Megalodon


O mundo não foi criado ontem. Muitas criaturas bizarras, e absurdamente enormes, já passaram aqui pela Terra, incluindo o Megalodon. Megalodon é um tubarão pré-histórico gigantesco, podendo alcançar entre 15 e 20 metros de comprimento, ou seja quase 3 vezes maior que um tubarão branco.



Seu nome científico é Carcharocles megalodon, que significa, literalmente, dente gigante. Bom, ao menos ele faz jus ao nome. Os dentes do megalodon podiam alcançar 17,8cm, e eles possuíam 270 dentes. Claro, essa medida é só uma estimativa, já que nenhum dente inteiro jamais foi encontrado, e todos os modelos atuais foram criados baseados nos dentes encontrados. Olha só o tamanho dessa coisinha:





Claro, existiram criaturas maiores, mas o Megalodon também era uma criatura de respeito, e provavelmente era o "chefão" da cadeia alimentar. Também, com tantos dentes, e sendo tão imenso, espera-se que ele coma sem parar. Cientistas acreditam que ele se alimentava de golfinhos, baleias, focas, leões-marinhos, tartarugas e, provavelmente, outros tubarões.

Dentes do Megalodon já foram encontrados no mundo todo, com exceção da Antártida, o que nos faz acreditar que esses tubarões preferiam lugares com climas mais quentes.


Estudos indicam que o Megalodon possa ter sido extinto entre o período Mioceno e o Plioceno, ou seja, entre 15,9 e 2,6 milhões de anos atrás. Mas será que foram extintos mesmo? Várias criaturas gigantes ainda habitam os nossos oceanos, como a lula colossal. Há quem acredite que o Megalodon se adaptou à lugares escuros, e foi viver em um outro habitat.




Recentemente, saiu um filme sobre o Megalodon, intitulado Megatubarão (Meg), com Jason Statham. Confiram o trailer:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga-nos no Instagram @dicasdojess