10/10/2018

[Curiosidades] Atlântida



Provavelmente o maior mistério da humanidade. Ao menos em algum momento da sua vida você já deve ter ouvido falar de Atlântida. Atlântida é conhecida como A Cidade Perdido, mencionada primeiramente por Platão, no século IV A.C. Conhecida por conter tecnologia avançada, e também por simplesmente desaparecer do mapa, num único dia.

Platão diz que Atlântida era uma superpotência:  Na ilha de Atlântida, havia um grande e maravilhoso império que governava toda a ilha e várias outras partes do continente.

Claro, ninguém sabe se, de fato, Atlântida existiu.  No ano de 1882, o escritor Ignatius Donnelly disse que as conquistas do mundo antigo provavelmente vieram de civilizações passadas, tecnologicamente desenvolvidas, já que as civilizações mais atuais não poderiam desenvolver tais técnicas por conta própria. Supõe-se que havia um continente afundado exatamente no local onde Platão havia dito que estaria: no Oceano Atlântico, nas duas rochas que marcam a entrada do Estreito de Gibraltar, entre a Espanha e o Marrocos. Com o passar dos anos e um pouco de estudo, conseguiram provar que essa teoria não poderia ser verdade. Mesmo assim, muitos acreditam nela com unhas e dentes.




Alguns vão um pouco além, acreditando que Atlântida é, na verdade, a Antártida. E até que faz um pouco de sentido. Essa teoria é baseada no trabalho de Charles Hapgood. Segundo Hapgood, há 12 mil anos, a crosta da Terra moveu-se, descolando a Antártida muito mais ao norte do que é atualmente. Com essa movimentação, Atlântida, que era um continente de clima temperado, acabou congelando. Até que faz sentido, considerando tudo o que foi encontrado na Antártida, e todas as criaturas esquisitas que habitam aquelas águas. E se fossem criaturas atlantes?

Essa teoria seria confirmada mais tarde, com um mapa, o mapa dos antigos reis dos mares, feito por Piri Reis no século XVI. O mapa mostra um antigo formato para a América do Sul. Muitos acreditam que aquela seria a Antártida, em sua localização não-polar. Porém, estudiosos atuais desmentem a teoria, afirmando que o peso dos polos não seria o suficiente para mover os continentes. Além disso, descobriram que sim, o mapa de Piri Reis era, de fato, a América do Sul, tendo como referência a cidade do Cairo.



É sabido que a história foi dita para Sólon, o mais sábio dos sábios gregos, no Egito. Ele viveu em, aproximadamente, 630 A.C. Logo, se a história for verdadeira, Atlântida dataria de, no mínimo, 10.000 A.C. Muitos arqueólogos consideram o lugar como o primeiro local onde foi construído um templo. Bom, se isso aconteceu há tanto tempo assim, espera-se que parte da história tenha se perdido com o tempo.



Muita gente acha que foi Atlântida que recebeu esse nome por causa do oceano. Entretanto, segundo alguns textos, foi exatamente o contrário. De acordo com a história, Poseidon, deus grego dos oceanos, tinha cinco pares de gêmeos com uma atlante, Cleito. Poseidon deu a cada um de seus filhos uma parte da ilha para governar. Como Atlas era o chefe de toda a ilha, deu-lhe seu nome.

Pouco mais de 1500km da costa do Rio de Janeiro, há uma crista montanhosa embaixo d'água. O local estava sendo estudado pelo Serviço de Geologia Brasileiro e, de acordo com os pesquisadores, os testes indicam que as amostras poderiam ter feito parte de um antigo continente, destruído há muito tempo pelo oceano. Ou seja, é possível que tenha existido um continente entre a África e o Brasil (não se sabe se antes ou depois da Pangeia). OU SEJA, HÁ A POSSIBILIDADE DE ATLÂNTIDA ESTAR AQUI NO BRASIL!




Atlântida na cultura pop


Não demorou muito até que nós começássemos a utilizar o mito de Atlântida na cultura pop, seja em filmes, jogos e livros, muitos livros. Confira uma pequena lista de onde Atlântida foi mencionada:
(Obs: não é uma lista com todos os lugares onde a cidade foi mencionada.)

Vinte Mil Léguas Submarinas - livro de Júlio Verne
Morte na Atlântida - livro de Clive Cussler
Atlantis, O Reino Perdido e Atlantis, o Retorno de Milo - animações da Disney
Tomb Raider - The Atlantean Scion (primeiro jogo da série) - Lara busca um artefato em Atlântida
Age of Mythology - jogo
Eduardo Spohr menciona Atlântida em seus livros A Batalha do Apocalipse e Herdeiros de Atlântida (confira a resenha)
Viagem 2 - A Ilha Misteriosa - filme
O Código de Atlântida - livro (confira a resenha)


E você? Acredita que Atlântida possa ter existido? Quais suas teorias?



Nenhum comentário:

Postar um comentário