12/09/2018

[Resenha] Mitologia Nórdica




Ficha Técnica:

Nome: Mitologia Nórdica - Edição de Luxo
Autor: Neil Gaiman
Ano de publicação: 2018
Nº de páginas: 288

Confesso, nunca havia lido nada de Neil Gaiman, mas como eu poderia resistir à versão de luxo que a Intrínseca publicou? A edição "padrão" (nem tão padrão assim, já que também é capa dura) já estava linda, mas a Edição de Luxo está simplesmente maravilhosa.

E não é só capa, viu? Confiem em mim, o conteúdo também é de luxo.


Mitologia Nórdica nos entrega os mitos dos deuses nórdicos, reimaginados por Neil Gaiman, que consegue se manter fiel às histórias escandinavas. Vemos nas páginas os personagens que tanto conhecemos e aprendemos a amar (e que se tornaram ainda mais populares com os filmes da Marvel), como Thor, Loki e Odin, além de vários outros.

Uma jornada do início do universo até o Ragnarök, o apocalipse nórdico. Os contos são curtos, mas não deixam de ser interessantes. E saiba que os contos não são 100% fieis, já que as histórias vikings eram contadas de boca em boca, e não há algum registro oficial de suas histórias. Descobrimos como Thor finalmente adquiriu seu Mjölnir, e por quê ele é considerado o Deus do Trovão. Descobrimos sobre o surgimento de Fenrir e Jörmungandr, filhos de Loki com a gigante Angrboda.

Gaiman sabe o que faz. O início do livro é uma introdução do próprio autor, contando sua paixão em relação à mitologia nórdica.Os contos são cronológicos, onde o acontecimento de um acaba afetando diretamente o outro, mas não é informado quanto tempo há entre cada um deles. A prosa de Gaiman contribui para a facilidade da leitura. Com pitadas de humor, cada conto torna-se único, mostrando o que cada personagem pode fazer, independente do que seja, para conquistar seu objetivo na história (que nem sempre é algo muito relevante.



Tenho um certo conhecimento em outras mitologias, principalmente a grega, mas confesso que sou uma negação quando o assunto é mitologia nórdica. Porém, me senti em casa com esse livro. Os personagens são bem construídos, e não demora até que a gente entenda como funciona a mente de cada um, do mais sábio ao mais orgulhoso. Nem todo mundo é tão inteligente assim, exceto por Loki, que está presente em todos os lugares, e faz jus à sua alcunha de Deus da Trapaça. 

E, como a Intrínseca disse, é realmente uma edição de luxo. A diagramação está ótima, e a capa dura não é só mais uma capa dura. A arte é simplesmente maravailhosa.

Não esperem a coisa mais romântica do mundo. Ah, qual é. É mitologia nórdica, então se prepare para ler algumas coisas bem esquisitas, mas que não estraga o enredo do livro. Pelo contrário, deixa tudo muito mais divertido. Se está procurando um filme curto, mas que realmente te surpreenda, Mitologia Nórdica é o que você procura.

Nota:




Nenhum comentário:

Postar um comentário