15/09/2018

[Resenha] Enterre Seus Mortos



Ficha Técnica:

Nome: Enterre Seus Mortos
Autora: Ana Paula Maia
Ano de publicação: 2018
Nº de páginas: 136

Mais um livro para a lista de "livros lidos em um dia". Enterre Seus Mortos, da autora Ana Paula Maia, nos apresenta Edgar Wilson. Edgar é o tipo de pessoa "tô nem aí". Ele não se importa muito com as coisas, e só quer fazer o que precisa ser feito, sem enrolação. 


Edgar trabalha removendo animais mortos das estradas. Não é o melhor serviço do mundo, não é o que ele gostaria de fazer pelo resto da vida, mas "é o que tá tendo pra hoje". E, com a companhia de seu amigo Tomás, um padre excomungado, ele exerce muito bem o seu trabalho. Afinal, não é qualquer um que consegue realizar um trabalho desses.

Não que haja algo de normal num serviço desses, mas sempre há alguma coisa pra piorar. Gente jogando animais na pista e processando a empresa, e pessoas querendo que Edgar use seu carro de remoção como ambulância. Edgar é um bom amigo e um bom funcionário, mas há apenas uma regra durante seu turno: somente animais mortos no carro. Sem reboque, sem assistência médica, sem carona até o hospital. Apenas animais mortos.




Mas isso muda quando Edgar encontra o corpo de uma mulher na estrada. Isso vai contra seu próprio código, mas ele decide levá-la para seu local de trabalho e deixá-la no freezer, até descobrir quem é ela e o que aconteceu. E é a partir daí que vemos como um incidente tão incomum pode mudar tudo ao nosso redor.

A história não tem nada de normal, mas a autora soube nos deixar instigados para saber o que, de fato, estava acontecendo ali. Os personagens poderiam ter sido um pouco mais trabalhados. Em nenhum momento me senti "uau" com alguma decisão de Edgar, ou dos personagens secundários. Não é uma história ruim, mas poderia ter sido bem melhor.

A narração da autora é bem feita, com uma crítica social bem apresentada, mostrando um cenário totalmente possível, onde percebemos que, muitas vezes, até mesmo um animal tem mais sorte que um ser humano. Espero poder ler outros trabalhos da autora em breve.

Nota:

Livro cedido pela editora





Um comentário:

  1. Oba, adoro dicas de livros! Esse é bem instigante, fiquei bemm curiosa com o personagem principal e a história da mulher, até porque adoro coisas investigativas, mas não sei se a narrativa me faria comprar esse livro! (pelo menos não antes dos que já estão na lista haha)
    Beijinhos, Marina
    Me visita também? :) Blog Cabide Ideal

    ResponderExcluir