17/01/2018

[Resenha] Surpreendente!



Ficha Técnica


Surpreendente!
Autor: Maurício Gomyde
Ano de Lançamento: 2015
Nº de Páginas: 272

E, mais uma vez, fui surpreendido por um livro fascinante!

Surpreendente! conta a história de Pedro Diniz (meu parente), um jovem recém-formado na faculdade e amante do cinema. Pedro acredita que seu amor por filmes pode mudar o mundo. Infelizmente, para ele, as coisas serão um pouquinho mais complicadas. Na adolescência, Pedro foi diagnosticado com uma doença em sua visão. Com o tempo, ele acabaria ficando cego, e isso era inevitável. Mas é possível que alguém sem visão seja diretor de cinema?


Bom, Pedro acha que sim, e dedica sua vida ao seu amor pela sétima arte. É gerente de uma das últimas locadoras da cidade e é responsável por um cineclube que quase nunca lota. Nesse meio tempo, está tentando ter uma ideia para seu terceiro filme. Mas Pedro não quer um filme qualquer. Ele quer fazer algo extraordinário, que seja lembrado para sempre. Ele deseja o Cacau de Ouro, um dos mais importantes prêmios cinematográficos brasileiro.


Acontece algo grave na vida de Pedro. Movido pelas consequências desse fato e pelo desejo de descobrir algo que sua avó disse que lhe contaria, Pedro largar tudo para trás e decide ir até o interior de Goiás com seus amigos Fit, Mayla e Cristal, a garota ruiva que é capaz de explodir um quarteirão, se quiser. Com câmeras em mão e um espírito aventureiro digno de Indiana Jones, os quatro amigos partem numa viagem inesquecível.


"Lembre-se que nenhum homem é um fracasso se tiver amigos. (Frank Capra)". (página 139)

Como o próprio nome diz, o livro é realmente surpreendente. Personagens jovens, uma leitura fácil e descontraída. Os capítulos são curtos, e o autor não enrola para fazer as coisas acontecerem. Mas isso não faz a história ser ruim, muito pelo contrário. Cada coisa colocada ali fez sentido. Os personagens foram bem construídos, e nós nos importamos com cada um deles, principalmente com o protagonista. São personagens reais, com problemas reais e sonhos reais.

Num geral, o livro cumpre o seu esperado. É curto, porém marcante. É do tipo de livro que deixará para sempre uma marca em quem lê-lo. Acima de tudo, nos passa uma mensagem importante. A vida é única, e sofrer em silêncio não vai adiantar de nada. Siga seus sonhos, lute por eles. Se arrependa, ame, batalhe e, acima de tudo, sorria. No final, tudo terá valido a pena. 

Nota: 







Nenhum comentário:

Postar um comentário