31/10/2017

[Curiosidades] Halloween

Ah, o dia 31 de outubro, o famoso dia do "gostosuras ou travessuras". Conhecido aqui no Brasil como Dia das Bruxas, o Halloween é uma celebração que ocorre em vários países, principalmente no Hemisfério Norte, e seu significado remete-se à celebração do Dia de Todos os Santos (01/11). E é lá, no Hemisfério Norte, que tal celebração ocorre com força total. É, eles levam bem a sério. No Brasil, o Halloween também é comemorado, porém, não da mesma forma que comemoramos o Carnaval, por exemplo. Em um ou outro lugar há uma festa à fantasia, mas nada que se compare ao que os irlandeses e os norte-americanos fazem.

O nome Halloween deriva de All Hallow's Eve (véspera do dia de todos os santos, ou seja, 31 de outubro). Acredita-se que o Halloween teve origem no século 18, com o festival celta Samhain (fim do verão). O Samhain tinha início em 31 de outubro e acabava em 2 de novembro. Segundo relatos, era uma homenagem ao rei dos mortos. O Samhein celebrava várias coisas, incluindo a abundância de comida após a colheita.

Claro, com os passar dos anos, o Halloween perdeu esse sentido. Para alguns, a data funciona como a época natalina. Ruas enfeitadas, casas mais enfeitadas ainda. Mas, com o que eles enfeitam? Bom, opções não faltam. Abóboras, chapéus de bruxas, velas e coisas que remetam à morte. Aranhas também estão por todas as partes. E, é claro, o que mais acontece hoje em dia: crianças indo de porta em porta, fantasiadas, com o famoso bordão "gostosuras ou travessuras". Mas não são só as crianças que se divertem. Na noite do Dia das Bruxas, não há como ficar entediado. Festas e mais festas, e algumas fantasias acabam deixando muito filme de terror no chinelo.





Jack O' Lantern 


Você pode não conhecer a história, mas sabe que a abóbora com rosto é a marca registrada do Halloween. Jack O' Lantern é um mito irlandês que conta a história de Jack, o Miserável, um homem que faz um pacto com o Diabo. Jack  convidou o Diabo para tomar uma bebida, mas se recusou a pagar a conta. Jack então pediu para o que diabo se transformasse em uma moeda. Fazendo isso, Jack pegou a moeda e colocou-a no bolso ao lado de uma cruz de prata, impedindo que o diabo pudesse  voltar à sua forma normal. O Miserável disse que o libertaria sob a condição de não incomodar Jack durante um ano e que, quando morresse, o diabo não guardaria sua alma.

Um ano se passou, e Jack enganou o diabo novamente quando pediu para que ele subisse em uma árvore para pegar algumas frutas. Com o diabo já no topo, Jack entalhou no tronco uma cruz e disse que só o deixaria descer se dessa vez ele prometesse não perturbá-lo por dez anos.    Pouco tempo depois, Jack morreu. Miserável que era, Deus não permitiu que ele adentrasse o reino sagrado. O Diabo cumpriu sua promessa: não ficou com a alma de Jack. Em vez disso, fez com que ele ficasse vagando eternamente pelo limbo com apenas uma queima de carvão para iluminar seu caminho. Jack colocou a queima dentro de um nabo esculpido para preservar a chama e tem perambulado pera Terra. Como abóboras são muito mais abundantes do que nabos nos EUA, a lenda foi contada como abóboras.





De uns tempos pra cá, o Halloween caiu cada vez mais nas graças da cultura popular, principalmente em jogos. Se você joga algum game, quando é época de Halloween, os desenvolvedores nos presenteiam com um evento comemorativo, seja com fases bônus, mais itens, personagens raros, etc. Ou seja, só saímos ganhando. Entretanto, nada se compara quando o assunto são filmes de Halloween. Se a data não é tão comemorada no Brasil, há aqueles que tiram o dia para ver filmes de terror. Se você é uma dessas pessoas, aqui vai algumas indicações:

Michael Myers
Contos do Dia das Bruxas: Histórias de horror interligadas mostram que algumas tradições não devem ser esquecidas. Este é o caso de residentes de uma pequena cidade, que enfrentam fantasmas e demônios no Dia das Bruxas. Os contos de terror revelam as consequências de não levar a sério certas lendas, como a do Jack da lanterna.

Franquia Halloween: Michael Myers consolidou-se como um dos maiores vilões dos filmes de terror, ao lado de Jason Voorhees e Freddy Krueger. Seus últimos filmes foram feitos pelo ícone do rock / diretor de terror Rob Zombie, que também dirigiu Rejeitados Pelo Diabo, As Senhoras de Salem e 31.

Frankenweenie: Inconformado com a morte de Sparky, Victor Frankestein decide ressuscitar seu animal de estimação. O experimento funciona, mas acaba causando confusão na cidade, e agora o menino precisa provar que Sparky continua sendo o cachorro bonzinho de sempre.

O Estranho Mundo de Jack: Jack Skellington, o Rei das Abóboras, se cansa de fazer o Dia das Bruxas todos os anos e deixa os limites da cidade. Por acaso, acaba atravessando o portal do Natal, onde vê a alegria do espírito natalino. Ao retornar para a Cidade do Halloween, sem ter compreendido o que viu, ele começa a convencer os cidadãos a sequestrarem o Papai Noel e fazerem seu próprio Natal. Apesar de sua leal namorada Sally ser contra, o Papai Noel é capturado e os fatos mostrarão que Sally estava certa o tempo todo.

E você, já escolheu sua fantasia para o Halloween?


2 comentários:

  1. Ah, o Halloween ♡ queria sair pedidno uns docinhos também huehue
    Adorei o post, e as indicações também, principalmente O Estranho Mundo de Jack ♡

    ResponderExcluir
  2. Ah, então vamos sair pra pedir doces haha

    ResponderExcluir