15/08/2017

[Resenha] Selene e o Dragão

Tudo bem, é oficial: me rendi à literatura fantástica. Eu resisti, mas não consegui. E sabem por quê? Tá logo no título. Livros nessa temática são fantásticos. Obrigado, Eduardo Spohr!
Semana passada, eu já havia resenhado Alys - Elemento Alpha, um baita livro nacional que envolve literatura fantástica. O que vem agora? Selene e o Dragão.

Selene e o Dragão é o primeiro livro de A Última Lua Azul, da autora Marília G. Barbosa. O nome pode não ser excepcional, mas posso assegurar que a história é. A história começa com Selene, nossa protagonista, dando de cara com um dragão, enquanto fugia de sua aldeia em chamas. Infelizmente, ela foi a única sobrevivente. No universo criado pela autora, humanos e dragões são inimigos há séculos, tanto é que há até uma profissão para isso: caçador de dragões. O tal dragão estava ferido, e a única maneira que Selene encontrou para salvá-lo foi transformá-lo em humano. Ele surtou, claro, mesmo o efeito sendo temporário. Dragões odiavam humanos. Como ele poderia ser um deles? Drake, o dragão, aceita seguir viagem com Selene, apenas por causa de seu Código de Honra: se alguém lhe faz um favor de bom grado, você lhe deve dois favores.
O livro tem de tudo, sem exagerar em nada. A autora soube exatamente como mesclar mitologias (deuses) e várias criaturas. Não, não são só dragões. O mundo é muito antigo, e já existiram feiticeiros extremamente poderosos. Com a magia sendo banida, todo o conhecimento estava apenas em livros, que nem todos tinham acesso. Quem ousasse utilizar magia, pagaria com a própria vida. A escrita de Marília é fluida, deixando-nos cada vez mais ansiosos e curiosos a cada lenda que Selene conta para Drake, sem contar com as aparições frequentes de Diana, Deusa da Lua. A própria Deusa da Lua sabe que há a possibilidade de uma guerra mortal entre humanos e dragões e, segundo ela, apenas Selene poderia impedir tal coisa, caso encontrasse um pequeno artefato que está sumido há mais tempo do que se pode imaginar. Com um misto de raiva + a agradável companhia de Drake + não tenho nada a perder, Selene aceita a missão, e Drake aceita acompanhá-la.
Ora como dragão, ora como humano, Drake compartilha suas experiências com Selene, contando-lhe sobre os vários dragões existentes; Selene, por sua vez, conta-lhe sobre os humanos, deixando-o cada vez mais interessado por um inimigo que pode não ser tão inimigo assim.
Mistérios, batalhas e romance têm sua dose certa. A cada página, torcemos para que eles consigam o que buscam, seja algo pessoal ou que afete diretamente a missão. O livro é narrado em dois pontos de vistas, então é legal ver duas cenas narradas por pessoas diferentes, principalmente quando Drake está em sua forma de Dragão da Noite. Dragões são temperamentais e possessivos, e ver um dragão narrando em tais condições foi uma experiência divertida.
No geral, a autora cumpre bem a proposta. O livro é curto (299 páginas), e vai sempre direto ao ponto, sem perder tempo com momentos fúteis. Personagens cativantes e, como mencionado no começo da resenha, ela soube criar uma mitologia incrível, incluindo bibliotecas gigantescas com milhares de anos e milhares de livros. Seria esse meu sonho?

Gostou da história? Então participe do sorteio que tá rolando na page do blog e concorra a um exemplar de Selene e o Dragão AUTOGRAFADO.

Nota:


15 comentários:

  1. Perfeito!! Curiosa com essa história. ❤ Já participando do sorteio!! 👏🏼

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resenha boa é aquela que deixa as pessoas curiosas, neh? Heheheh
      Boa sorte no sorteio! :D

      Excluir
    2. O livro é muito bom, você vai adorar!

      Excluir
  2. Gostei da trama. Gostaria muito de ganhar. .. participando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da trama! Espero que goste do livro também!
      Boa sorte no sorteio! :D

      Excluir
    2. Espero que ganhe, pois o livro é ótimo

      Excluir
  3. Que resenha linda! Amei demais! E gostei muito do seu humor nela, Jessé! Super obrigada por esses elogios! Estou muito feliz que tenha gostado tanto e que tenha se encantado com a mitologia que eu criei! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que é isso! Eu que agradeço por ter disponibilizado um exemplar e ter criado uma história tão incrível. Ganhou mais um fã!

      Excluir
  4. Resenha super boa despertou meu interesse pelo livro.Parabéns Jessé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amo ver que tem gente interessada pelo meu livro, muito obrigada! :D

      Excluir
  5. Como sempre, a resenha está ótima, parabéns ♡ e o que dizer desse livro que mal conheço mas já considero pakas? Preciso ler!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você me dá forças pra escrever algo de qualidade :3
      Te empresto kk

      Excluir
    2. A resenha ficou ótima mesmo! Fico feliz que esteja interessada pelo meu livro, espero que possa ler em breve! :D

      Excluir