12/08/2017

[Curiosidades] Slender Man



Ah, nosso querido post de curiosidades. Demorou um pouquinho, até demais, mas ele voltou com tudo, e trouxe um amiguinho bem conhecido. Vai me dizer que nunca, nunca mesmo, ouviu falar do Slender Man?


Slender Man é uma das primeiras lendas urbanas da web, surgindo em 2009 num post do fórum Something Awful. Porém, viralizou numa velocidade surpreendente, e logo alcançou o  4Chan. Como o próprio nome diz, Slender Man é um homem esguio, alto e de pele branca, sem face. É descrito como usando um terno preto. Seus braços e pernas podem se alongar, deixando-o deformado e facilitando a captura de suas vítimas que, na maioria das vezes, são crianças. Ele gosta de florestas. Por usar roupa preta e ser magro, pode facilmente se camuflar entre as árvores. Ou seja, ele gosta de estar em locais onde há árvores e crianças. Escolas, parques, hortos municipais, florestas, etc. De acordo com a lenda, ele captura as crianças para fazer atividades para ele, como matar alguém em seu nome. É, meio bizarro, eu sei. E ninguém acreditava muito nessa coisa de "servir ao Slender Man" até que, em 2014, duas crianças de 12 anos esfaquearam uma coleguinha da escola 19 VEZES, e disseram que o ataque foi para "impressionar" nosso amigo esguio. Felizmente, a tal coleguinha foi resgatada e se recuperou. Mas há divergências, pois alguns acreditam que, na verdade, ele se alimenta das crianças, como uma sina, uma vez que os corpos das crianças desaparecidas nunca foram encontrados.





Slender Man viralizou rapidamente, e a lenda acerca de seus poderes acaba variando um pouco, dependendo de quem conta. Mas, além do que foi dito acima, supõe-se que ele também consiga se teletransportar e hipnotizar suas vítimas, deixando-as ainda mais apavoradas, fazendo com que eles vejam o que ele quiser que eles vejam. É, tudo meio viajado, eu sei, mas algumas pessoas não pensam assim. Algumas pessoas, investigadores amadores, ficaram tão obcecadas com a história do Homem Esguio que resolveram procurar por relatos de aparições antes de sua menção em 2009, e os resultados foram, no mínimo, surpreendentes. Há lendas ao redor do mundo, todas de épocas e países diferentes, mas TODAS se assemelham em algo: um homem alto, com braços ou tentáculos longos. Veja abaixo algumas dessas lendas.

Takkenmann


Takkenmann (Homem Galho) é um conto holandês. Ele é um humanoide dotado de galhos, os quais ele utiliza como tentáculos, para capturar suas vítimas e levá-las para a floresta.



Der Ritter


Um baralho de tarô, datado do século XIV, na Alemanha, continha uma carta intitulada Der Ritter (O Cavaleiro), e tal carta representava a Morte. Nessa carta, é representada uma figura esguia e ossuda, contendo tentáculos, os quais ela usava para tirar as crianças dos braços de seus pais.

Der Ritter
Der Großmann

Der Großmann significa “O Grande  Homem”, nome que faz jus à aparência da criatura: um ser alto, com membros enormes, que entrava pela janela das crianças durante a noite para raptá-las e devorá-las. Assim como o Slender Man, também não possuía rosto, apenas uma grande boca, capaz de esticar para engolir uma criança inteira.

Der Großmann
Pinturas Rupestres

Há relatos do Slender Man até mesmo em pinturas rupestres. É, aqueles desenhos nas paredes de cavernas. Sim, isso mesmo.

Pinturas Rupestres

Seria o Slender Man uma criatura tão antiga quanto nosso planeta? Se sim, qual o intuito de sequestrar crianças? Apenas matar sua fome? Ou seria isso parte de algo que está sendo posto em prática através dos séculos?

Como dito anteriormente, Slender Man viralizou, e logo tomou conta da mídia, ganhando representações em jogos, filmes, centenas de creepypastas e até mesmo em desenhos, como em Gravity Falls, da Disney.


Recentemente, a HBO lançou um documentário chamado Beware the Slenderman (Cuidado Com o Slender Man), baseado no acontecimento das duas garotas mencionadas no início do post, Anissa Weier e Morgan Geyser. Confira o trailer abaixo:


Há também um jogo chamado Slender: The Eight Pages. O jogo é indie e não tem o melhor gráfico do mundo. Entretanto, o áudio é impecável, e o jogo realmente te dá medo. Na história, você está em uma floresta, no meio da noite, portando apenas uma lanterna, procurando por uma criança desaparecida. O objetivo é encontrar oito páginas, e cada página há um aviso diferente sobre como o Slender Man pode ser mortal. Ou você acha as páginas, ou ele acha você. Não creio que você queira descobrir o que acontece. Já joguei o jogo, e afirmo que o único jogo que me assustou tanto quanto ele foi Outlast. Caso esteja interessado, pode fazer o download aqui.

Acreditam que o Slender Man é real ou preferem acreditar que tudo isso não passa de baboseira? Saibam de uma coisa. Isso é apenas uma parcela do que há sobre o Slender Man na internet. Há um número gigantesco de creepypastas e vídeos sobre o tema.
Se gostou do post, comente e/ou compartilhe. Caso tenha um número legal de visualizações e leitores interessados, farei mais posts de curiosidades. Se tiverem alguma sugestão, adoraria saber.


8 comentários:

  1. Ótimo texto, gostei muito, conhecia como o Homem do saco que pegava crianças teimosas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, não duvido que o Homem do Saco seja baseado no Slender haha
      Obrigado!

      Excluir
  2. Eu conheci pelo meu filho, ele ficou sabendo pelo YouTube e jogos. Adorei o post.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cara já era uma lenda, mas levou a própria história à outro nível. Jogos, livros, séries, atrás de você. O cara tá em todo lugar.
      Obrigado, Tati :3

      Excluir
  3. Gostei muito do post, adoro o tio slender, lembro q quando fui passar as férias na casa da minha vó morria de medo da floresta atrás da casa por causa dele hj não tenho mais tanto medo até gosto de ver vídeos sobre ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, obrigado!
      Eu só o conheci na adolescência. Se ele tivesse me observado na infância, eu nunca saberia kk

      Excluir
  4. acho interessantíssima essa "lenda" e admito que dá bastante medinho kkkk

    http://www.sextadimensao.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é só uma parte da lenda. Tem MUITO material por aí haha

      Excluir