26/09/2016

[Curiosidades] Quem foi Nikola Tesla? - Parte 1



Hey, gente linda. Tudo bem com vocês?

Há várias pessoas inteligentes espalhadas pelo planeta, até porque cada um é extremamente bom naquilo que outro é péssimo, e vice-versa. Resumindo, há várias maneiras de ser considerado "inteligente". Porém, há alguns raros casos em que pessoas eram consideradas gênios, devido ao seu vasto conhecimento. Eles não eram inteligentes, eram gênios, então imaginem só o nível de conhecimento desses caras. Você pode pensar que não, mas conhece vários deles. Albert Einstein, Leonardo da Vinci, Isaac Newton e Nikola Tesla, e é exatamente sobre Tesla que vamos falar nesse post. Levando em conta que há muito para contar, vou dividir esse post em duas partes.

Nikola Tesla nasceu em 10 de julho de 1856, no antigo Império Austríaco, que hoje é conhecido como Croácia. Era filho do padre Milutin Tesla, presbítero da Igreja Ortodoxa. Ele foi o quarto de cinco filhos. Tesla estudou Engenharia Elétrica no Politécnico Austríaco, onde começou a estudar as utilizações da corrente alternada. Ele não chegou a se formar, mas há indícios de que ele tenha ficado lá pelo menos até o terceiro ano do curso, quando parou de assistir às aulas. Depois disso, em dezembro de 1878, o cara quebrou toda e qualquer relação com seus familiares e simplesmente sumiu; seus amigos pensaram que ele tivesse morrido afogado. Entretanto, ele só havia se mudado para Maribor (atual Eslovênia), onde conseguiu um emprego como engenheiro assistente, ficando no cargo por um ano.

Tesla foi um importante inventor nas áreas de engenharia mecânica e eletrotécnica. Muita coisa que ainda usamos em nosso dia-a-dia é graças a ele. Não faz a mínima ideia de quem é ele? Bom, o cara tinha memória fotográfica. Tem noção do que é decorar livros inteiros e como funciona determinada máquina? Pois é, ele conseguia fazer isso, tanto é que ele raramente desenhava suas invenções, uma vez que usava seu subconsciente como um mega banco de dados e acessava suas memórias quando bem entendesse. Devido ao fato de estar sempre pesquisando e estudando, Tesla dormia apenas duas horas por noite, mas isso não parecia ser um problema para ele. Como se não bastasse a memória fotográfica, o cara era fluente em OITO idiomas. Servo-Croata (devido à região onde nasceu), alemão, francês, italiano, latim, húngaro e tcheco. Ele também morou nos EUA e, inclusive, naturalizou-se norte-americano. Logo, também falava inglês, E a gente aqui, com dificuldades em português.

É bem possível que ele tenha sofrido de transtorno obsessivo-compulsivo. Ele fazia as coisas de acordo com o número três. Ele era obcecado por pombos, chegando ao ponto de encomendar sementes especiais para os pombos que ele alimentava no Central Park. Tesla nunca se casou. Ele era celibatário e afirmava que a castidade era muito útil às suas capacidades científicas. Mas isso não significa que ninguém corria atrás dele. O cara era procurado, e muito, pela mulherada. Robert Underwood descreveu o inventor como possuindo "uma distinta doçura, sinceridade, modéstia, refinamento, generosidade e força". Dorothy Skerrit, sua secretária, disse: "seu sorriso genial e sua postura nobre sempre evidenciaram o caráter cavalheiresco que estava tão arraigado na alma".

No entanto, Tesla por vezes mostrava traços de crueldade; expressava abertamente a sua repulsa por pessoas obesas, tendo despedido certa vez uma secretária devido ao seu peso. Era também rápido a criticar as roupas dos outros, e em muitas ocasiões ordenou uma subordinada que fosse a casa e mudasse de vestido. Tesla era largamente conhecido pela sua teatralidade, apresentando as suas inovações e demonstrações ao público de uma forma artística, quase como um mágico. Isto parece não estar de acordo com a sua observada propensão à reclusão. Tesla era uma figura complexa, recusava-se a seguir as convenções, com a sua bobina Tesla bombardeava eletricidade através da sala, apesar da audiência muitas vezes estar aterrorizada, assegurando que era tudo absolutamente seguro. Na meia idade, Tesla tornou-se amigo muito próximo do escritor Mark Twain (só), passando ambos muito tempo juntos no seu laboratório e em outros lugares.

Em 1882, ele mudou-se para Paris, onde passou a trabalhar como engenheiro na Continental Edison Company. Em 1884, Tesla foi embora para os Estados Unidos. Foi para Nova York e logo foi chamado para trabalhar com ninguém menos que Thomas Edison, em sua Edison Machine Works, A princípio, o trabalho de Tesla para Edison começou como simples engenheiro eletricista. Tesla ofereceu-se para reprojetar completamente a área de geradores elétricos de corrente contínua da Edison Company's. Em 1885, ele disse que poderia reprojetar os geradores ineficientes. Edison disse que lhe daria 50 mil dólares caso ele conseguisse. Bom, ele conseguiu. Tesla pediu o merecido pagamento e Thomas DISSE QUE ESTAVA SÓ BRINCANDO. Nikola não gostou nada disso, claro, e rompeu qualquer ligação com Thomas.

Em 1887, Nikola fundou a Tesla Eletric Company, e começou a demonstrar suas primeiras correntes alternadas polifásicas. Porém, o foco dos investidores era a lâmpada elétrica. Os empresários acabaram abandonando o projeto e deixando vários nadas para Tesla. Foi assim que começou a famosa Guerra das Correntes, onde Tesla, por mais que demonstrasse a eficácia da corrente alternada, ainda perdia para o desejo de lucro dos empresários com a corrente contínua. Entretanto, ele finalmente realizou seu sonho ( \o/ ). No mesmo ano, conseguiu fechar um contrato com um grande investidor e vendeu a patente da corrente alternada à George Westinhouse, que convenceu o governo americano a adotar a corrente alternada como modelo-padrão de distribuição de energia, uma vez que ela era muito mais eficiente que os outros modelos, Foi assim que Tesla venceu a Guerra das Correntes.

Bobina de Tesla
Como dito anteriormente, ele contribuiu imensamente para o campo de engenharia elétrica e magnetismo, sendo conhecido como "o homem que espalhou luz sobre a face da Terra". O cara também contribuiu para a robótica, controle remoto, radar, ciência computacional, balística, física nuclear e física teórica. Em 1943, o Supremo Tribunal dos Estados Unidos confirmou-o como sendo o criador do rádio. Já ouviu falar da Bobina de Tesla? Turbina de Tesla? Por que acha que esses aparelhos receberam esses nomes? A unidade Sistema Internacional de Unidades tesla, que mede a densidade do fluxo magnético foi nomeada em honra à ele. Além disso, o Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) criaram o o IEEE Tesla Awards, que é o prêmio atribuído para aquele que contribuir de forma extraordinária para a geração ou utilização de energia elétrica. É considerado o maior prêmio na área de energia elétrica. É tipo um Oscar, E TEM O NOME DO CARA! Parece muito, não é? Mas não é. O cara tem uma cratera na lua e um asteroide batizados com seu nome. Um monumento à ele foi construído no Queen Victoria Park, em Nova York. O Aeroporto Internacional de Belgrado chama-se "Aeroporto de Belgrado Nikola Tesla".

Calma, não foram as únicas homenagens. Tesla é figurinha carimbada na cultura popular. Filmes, séries, músicas, TV, rádio e por aí vai. Tesla é um personagem central no filme O Grande Truque, e foi interpretado pelo lendário David Bowie. O inventor também é citado no jogo Fallout 3 e em Fallout: New Vegas. Além disso, também apareceu na série Sanctuary, onde foi interpretado pelo ator Jonathon Young.

No fim de sua vida, Tesla tornou-se vegetariano. Num artigo, ele disse: É de certo preferível cultivar vegetais e, penso eu, portanto, que o vegetarianismo é uma alternativa recomendável aos hábitos bárbaros estabelecidos.

Tesla morreu, falido, em 7 de janeiro de 1943, aos 86 anos.

E aí, o que acharam do post? Há algum "gênio" que você gostaria de ver aqui no blog? Deixe sua opinião nos comentários.

Confira aqui a PARTE 2 (em breve).



11 comentários:

  1. Meu Deus, que cara mais inteligente haha e 8 idiomas, Socorro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falo só português e inglês, e arranho o espanhol. O cara fala oito fucking idiomas.

      Excluir
    2. Só português e arranhando o inglês, já acho que sou foda, imagina ele huehuehuehue

      Excluir
  2. Porque tu é tão foda?! esse teu blog arrasa. Sempre trazendo conteúdos bastante completos! beeeeju :*

    www.beijosdavick.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que é isso. Muito obrigado *--*
      É bom ter esse tipo de reconhecimento. Isso me motiva a trazer cada vez mais conteúdos legais para vocês.

      Excluir
  3. Bem que eu podia ter uma memoria dessa. Cara, 8 idiomas! O.O
    Esse nem foi muito homenagiado hein!
    Jessé post muito 10! Parabéns!Bjo!

    www.detudoentrelinhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho memória fotográfica, mas não nesse nível. Por exemplo, lembro com detalhes vários acontecimentos de minha vida, como quando quebrei o braço aos 4 anos (vou fazer 22). Mas decorar livros, máquinas e ser fluente em OITO idiomas é ser modafoca demais.

      Excluir
  4. Ainda não o conhecia, que cara fantástico.
    Eu aqui mal falo 1 idioma e o cara falava 8? Uauuu!
    Amei o post. Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cara foi tão inteligente que dá até raiva. A parte dos idiomas é pouco. O que esse cara fez é inacreditável.
      Beijos :3

      Excluir