18/07/2016

[Curiosidades] Zodíaco

Hey, galera! Tudo bem com vocês?

Adivinhem quem voltou? Adivinhem quem voltou?
Posts de curiosidades \o/
Peço perdão por ter dado uma sumida com eles, mas eles voltaram, e espero que seja pra ficar. Entretanto, esse tipo de post é um tanto complicado de se fazer, então vai depender de vocês eu continuar fazendo ou não. Se gostarem, comentem, compartilhem e sejam felizes :3

Esse primeiro post de retorno será sobre Zodíaco. Não, nada de signos. Estou falando sobre o Assassino do Zodíaco. Como assim, nunca ouviu falar dele? Pegue a pipoca e se prepare, pois vou te contar.

Primeira carta que o Zodíaco enviou à policia
Zodíaco foi um serial killer que matou várias pessoas na baía de São Francisco entre 1960 e 1970. Você pode não saber, mas ele é um dos casos mais conhecidos do mundo, principalmente conhecido por não ter sido resolvido até hoje. Isso mesmo, amiguinhos. Ninguém faz a mínima ideia de quem seja o Zodíaco (ou talvez façam, mas não quiseram revelar isso ao público). Como se não bastasse matar quem desse na telha, ele mandava cartas criptografadas à polícia, como você pode ver ao lado. O cara matava todo mundo e ainda zombava da polícia. Muito inteligente ou muito burro? Ficarei com a primeira opção, uma vez que, até hoje, nem todas as cartas do Zodíaco foram decifradas. Você não leu errado. Passaram-se quatro décadas, e nem todas as cartas criptografadas foram decifradas. Na época, CIA, FBI, NSA e várias outras agências disponibilizaram suas maiores mentes para desvendar as tais cartas, mas foi em vão. Segundo o próprio Zodíaco, ele revelava seu nome em uma dessas cartas.
Um livro - intitulado Zodíaco - foi escrito por Robert Graysmith. Na época, Graysmith era cartunista do San Francisco Chronicles. Ele era o tipo de cara solitário, de poucas palavras, mas que adorava mistérios (parece comigo haha), e foi assim que ele acabou se envolvendo com Paul Every, que fazia o trabalho de repórter investigativo no mesmo jornal onde Robert trabalhava.

Retrato-falado do possível assassino
"...Adoro matar pessoas...é mais divertido do que caçar, porque o homem é o animal mais perigoso de todos. Meu nome é Zodíaco.", disse ele, na carta a qual foi decifrada.

Zodíaco matou várias pessoas ao passar dos anos. De acordo com uma carta enviada à polícia, ele fez 30 vítimas, mas podem ter sido muito mais. Talvez estejam errados, mas a primeira pessoa que foi declarada assassinada pelo Zodíaco foi a estudante Cheri Jo Bates, em 30 de outubro de 1966, um dia antes do Halloween. A partir daí, meu amigo, as coisas foram de mal a pior. Cheri foi morta com três facadas no peito, uma nas costas e SETE facadas no pescoço, sendo praticamente degolada. Nosso amiguinho aqui era sangue-frio e, aparentemente, não tinha um bom motivo para matar cada uma de suas vítimas. Como ele mesmo disse, ele adorava fazer isso.
O próximo caso conhecido de Zodíaco ocorreu em 1968, aos arredores de Vallejo, Califórnia, onde ele atirou na cabeça de David Faraday e disparou CINCO vezes contra as costas de Betty Lou Jensen, enquanto a garota tentava fugir.
Após esses assassinatos nas proximidades de Vallejo, a polícia atribuiu outro assassinato ao nosso amiguinho: Mike Mageau e Darlene Ferrin, em 1969. Os dois foram baleados, mas somente Mike sobreviveu. Inclusive, foi ele - junto com Bryan Hartnell, outro sobrevivente - quem contribuiu para o retrato-falado que vocês estão vendo. No carro de Hartnell, Zodíaco deixou um bilhete informando as datas dos assassinatos anteriores, como uma forma de comprovar sua identidade. Os dois sobreviventes ajudaram a polícia a criar um retrato-falado do assassino, que foi descrito como um homem branco, robusto e que deveria ter seus quase 30 anos, de cabelo curto castanho e óculos. As vítimas afirmaram também que, durante os ataques, Zodíaco usava uma espécie de capa.
Abaixo, vocês podem ler outros trechos decifrados:

“Aqui quem fala é o Zodíaco. A propósito, vocês já resolveram a última cifra que enviei? Meu nome é… [CÓDIGO]. Estou levemente curioso com quanto dinheiro vocês estão pagando de recompensa pela minha cabeça. Espero que vocês não pensem que eu era aquele que apagou um policial com uma bomba na delegacia. Embora eu tenha falado de matar crianças com uma. Não seria certo invadir o território de outra pessoa. Mas há mais glória em matar um policial do que em matar uma criança, porque um policial pode atirar de volta. Já matei dez pessoas até hoje. Teria sido muito mais, mas minha bomba falhou. Eu fiquei alagado pela chuva que tivemos algum tempo atrás.”

“Aqui quem fala é o Zodíaco. Eu fiquei bastante irritado com o povo da Bay Area de San Francisco. Eles não acataram meus desejos de que usassem um bottom com meu símbolo. Prometi puni-los se não acatassem, aniquilando um ônibus escolar. Mas agora as escolas estão de férias pelo verão, então eu os puni de outra maneira. Atirei em um homem sentado em um carro estacionado com um .38. O mapa que acompanha este código diz onde a bomba está. Vocês têm até o outono para desenterrá-la.”


Com a fama do serial killer, várias pessoas foram até à polícia, alegando ser o Zodíaco, mas nenhuma delas era nosso amiguinho. Recente, uma pista calorosa sobre o Zodíaco foi revelada. No entanto, ninguém sabe a veracidade dela. No início de 2014, o escritor Gary L. Stewart, de O Animal Mais Perigoso de Todos (The Most Dangerous Animal of All) disse ser filho do assassino. Com a ajuda da jornalista Susan Mustafa, o autor conta que descobriu tal coisa quando resolveu ir atrás de seu pai biológico. Como relatado no livro, há indícios forenses de que Zodíaco realmente seja seu pai.

Há um filme de 2007, com o mesmo nome do livro no qual foi baseado. Ele é dirigido por David Fincher e os atores principais são Robert Downey Jr., Mark Ruffalo e Jake Gyllenhall. Fincher resolveu pesquisar pessoalmente sobre o caso, indo investigar parentes das vítimas. Ele foi tão fundo em suas investigações que uma das cartas que ele encontrou ainda não havia passado pelo teste de DNA.
Símbolo usado pelo Zodíaco como assinatura

Uma lista (em ordem alfabética, não de morte) de algumas das vítimas de Zodíaco:

Betty Lou Jensen, 16 anos;
Bryan Calvin Hartnell, 20 anos;
Cecilia Ann Shepard, 22 anos;
Darlene Elizabeth Ferrin, 22 anos;
David Arthur Faraday, 17 anos;
Michael Renault Mageau, 19 anos;
Paul Lee Stine, 29 anos.

12 comentários:

  1. Nossa, Jess!!! Nunca tinha ouvido falar do Zodiaco e to chocada que ninguém o descobriu até agora... quero ver esse filme já!!!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, acho improvável que descubram. Muitas provas se perderam com o tempo. É um daqueles raros casos de crimes perfeitos.

      Excluir
  2. Nunca tinha ouvido falar nesse tal de Zodíaco. E que horror! Vou pesquisar sobre o filme.
    Bus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode assistir. Se gosta de suspense, não é só a cereja, mas o bolo todo haha

      Excluir
  3. Mas gente que cara safo. Mais de 40 anos tirando onda. Se não fosse tão trágico até acharia graça rs.
    Parabéns Jess e q venham mais curiosidades.

    Érica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É trágico e engraçado ao mesmo tempo. O cara conseguiu ser o criminoso perfeito, e escapar ileso mesmo após tanto tempo.

      Excluir
  4. Não conhecia essa cara e fiquei horrorizada, quero ver esse filme
    Parabéns pelo blog, já estou seguindo para poder acompanhar as novidades

    www.papomoleca.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não admiro os atos dele, mas sua inteligência. Tem que ser muito inteligente pra fazer tudo o que ele fez e se safar, sem deixar rastros. Talvez já esteja até morto, e o pessoal nunca descobriu nada.
      Muito obrigado <3

      Excluir
  5. Adoro séries nesse estilo e fiquei curiosa para ver esse filme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode assistir. Se gosta de filmes de suspense, pode ver também Os Suspeitos. É com o próprio Jake Gyllenhall e Hugh Jackman. Ambos são igualmente longos, mas ótimos filmes.

      Excluir
  6. Post muito curioso, juro que nunca ouvi falar ou li algo sobre ele, fiquei curiosa pra ver o filme agora!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ver sem medo, o filme é muito bom. Só é longo, mas muito bom kk

      Excluir