09/05/2016

[Resenha] O Chamado do Cuco

Hey, seus lindos. Tudo bem com vocês?

É, eu sei. Sumi por um tempo, e peço desculpas por isso. Trabalhos e mais trabalhos da faculdade, então precisei regular um pouco minha leitura.

ENTRETANTO, aos poucos, estou voltando com minha rotina e, nessa meta que impus a mim mesmo, acabei decidindo que o primeiro livro dessa "nova rotina" seria O Chamado do Cuco. Eu havia lido o livro, logo após seu lançamento, e senti falta da história.
O Chamado do Cuco, da autora J.K.Rowling (sob o pseudônimo de Robert Galbraith) é o primeiro livro da saga do detetive Cormoran Strike. Logo no início da história, somos apresentados ao suposto suicídio da modelo Lula Landry. A polícia investigou o caso e acabou chegando à conclusão de que Lula havia pulado da janela de seu apartamento.
Três meses após o incidente, somos apresentados ao detetive Strike, um veterano de guerra que teve parte da perna amputada, e isso o obrigou a usar uma prótese. Strike não tem a melhor das vidas. Filho de um astro da música que não está nem aí pra ele, acabou de terminar o noivado e agora dorme em seu escritório; de uma forma nada agradável, o detetive conhece Robin, a qual foi enviada para trabalhar temporariamente para ele. Enquanto ambos se recuperavam do modo esquisito como se conheceram, Robin anuncia a chegada de um cliente, John Bristow, irmão de Lula Landry. John acredita que não houve suicídio e que, na verdade, sua irmã foi assassinada. Com esse pensamento em mente, ele decidiu ir até o escritório de Strike, para que o detetive investigasse o caso.
A princípio, o detetive acredita que John apenas não tivesse aceitado a morte da irmã, mas acaba decidindo aceitar o caso. Primeiramente, para provar que Bristow estava errado, e porque ele estava mergulhado em dívidas. Precisava do dinheiro.
A autora trabalhou muito bem a relação Strike / Robin. Conforme a história se desenvolve, o detetive percebe que, aquela que era para ser apenas uma empregada temporária, acaba se mostrando uma grande aliada, surpreendendo-o cada vez mais. A cada pessoa que Strike entrevista, ele acaba percebendo que, talvez, John não estivesse tão louco assim, e que Lula realmente poderia ter sido assassinada. Afinal, ela era famosa, vivia no meio de celebridades e tinha uma fortuna imensa, tanto pela família como por seu trabalho. Não pode virar as costas para tanta grana, né?

O Chamado do Cuco é um ótimo livro. É daquele tipo de livro que você simplesmente não consegue parar de ler, pois precisa saber o que virá a seguir. Ainda não tive a oportunidade, mas quero muito ler as continuações (O Bicho-da-Seda e Vocação Para o Mal).

Nota:

2 comentários:

  1. Que livro incrível! Já quero ler, sou apaixonada por livros com esse enredo <3
    Ótimo post, amei o blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, você vai amar! E, se não ficar satisfeita, já foram lançados mais dois livros <3
      Muito obrigado <3

      Excluir