29/06/2015

[Entrevista #3] Robert Jackson Bennett

E aí, galera. Tudo bem com vocês? Eu estou ótimo.

Como vocês sabem, toda semana eu estou entrevistando um autor diferente aqui para o blog mas, até agora, todos eles eram autores nacionais. E por que não entrevistar um autor internacional? E foi exatamente o que fiz. Sim, isso mesmo. Um autor internacional deu uma entrevista para o blog \o/
Estamos falando de Robert Jackson Bennett, autor dos premiados Mr Shivers e The Company Man, assim como outros livros.

1 - Você se lembra qual foi o primeiro livro que você leu?
O primeiro livro sem imagens que eu lembro de ter lido era uma pequena história sobre crianças em um acampamento, o qual era assombrado por um fantasma. O protagonista deduzida ao longo da história que o fantasma era uma farsa, que, no momento, eu pensei que era uma besteira decepcionante. Eu acho que eu tinha cinco anos ou tinha acabado de completar seis anos, talvez. As principais coisas que eu lembro sobre a história era que o protagonista era negro (o que eu não acho que foi nada incomum na época, mas agora eu penso de outra forma, considerando a escassez de protagonistas não-brancos) e sua mãe não iria deixá-lo comer cachorros-quentes, porque havia coisas ruins nele. Perguntei a minha própria mãe o que havia de tão ruim sobre cachorros-quentes e ela me disse para ignorar isso. Nem todos os romances viriam a ser essa controvérsia.

2 - Mr Shivers é seu primeiro livro. O que você sentiu quando ele foi finalmente publicado?
Olhando para trás, eu provavelmente pensei que eu estava prestes a parar de trabalhar e se tornar um escritor em tempo integral, apenas pendurado para fora em minha casa, sendo um verdadeiro cara legal durante todo o dia, e escrevendo e vivendo o sonho. Isso aconteceu parcialmente, porque eu era (e sou) um idiota, e também em parte porque eu tinha acabado de adquirir meu próprio meio de divulgação. Quero dizer, seus editores não vão dizer-lhe para conter os suas expectativas - então eu não sabia! De qualquer forma, nenhuma das coisas legais aconteceram, e acabei por ter de se tornar um adulto de qualquer maneira, indo para fora em um campo e bater no chão com uma vara grande para níqueis.

Você não consegue vitórias rápidas no mercado editorial. 

3 - Mesmo que Mr Shivers seja seu primeiro livro, ele foi vencedor do Shirley Jackson Award de 2010, por Melhor Romance. Isso foi uma surpresa para você? Quero dizer, seu primeiro livro foi vencedor de um prêmio. Como você reagiu quando soube disso?
Eu vou remeter para a minha resposta da questão 2, porque eu provavelmente pensei que este prêmio ia mudar tudo, e talvez agora eu poderia me tornar um escritor em tempo integral e sair da minha casa o dia todo, sendo um cara legal e escritor. Isso não aconteceu. Eu mencionei que eu era, e sou, um idiota?

Fiquei surpreso, no entanto. Foi um grande prêmio. Mas a menos que seja o Pulitzer, muito poucos prêmios literários têm um impacto muito, muito significativo nas vendas.

4 - Editoras brasileiras são provavelmente diferente das editoras americanas. Como isso funciona?
Bem, nós trabalhamos com agentes aqui. Será que eles têm agentes no Brasil? Para mim, o meu agente age como meu embaixador, levando as minhas ideias para as várias editoras e trabalhando ao redor disso. Eu não tenho ideia do que isso parece ou como vai ser para ele. Ele, então, volta para mim com as ofertas e as respostas que ele recolheu. Às vezes, estas são esmagadoramente deprimente, às vezes elas são como a melhor droga que você já colocou no seu corpo. Independentemente disso, se conseguirmos uma mordida na direção, que, em seguida, leva cerca de um ano para algo real a acontecer - para obter um contrato, negociar o contrato, assinar o contrato e, em seguida, receber o pagamento. Esta última parte é o meu favorito.

5 - Seus livros foram publicados em outros idiomas?
Ah, sim, toneladas. Russo, espanhol, alemão, romeno, vários tipos de mandarim, checo. Realmente, a gama. Às vezes é um pouco de dinheiro, às vezes é um monte de dinheiro, mas raramente é igual aos avanços que recebo nos EUA ou no Reino Unido. Mas tudo isso acrescenta!

6 - Você pretende publicá-los no Brasil, um dia?
City of Stairs está previsto para ser publicado no Brasil. Eu assinei o contrato em 12/2014, e eles têm 18 meses para publicá-lo. É tudo o que sei!

7 - Seu último livro foi City of Stairs. Você está trabalhando em outros projetos? Pode nos contar sobre eles, ou é top secret?
Neste momento, estou trabalhando na sequência de City of Stairs. Estou editando City of Blades agora, e eu estou criando o final da trilogia também - mas eu não tenho detalhes ainda, porque nada disso está confirmado.

2 comentários:

  1. não conhecia esse autor acredita? mas me interessei vamos esperar os meses à frente pra o livro ser publicado, ainda bem que falta bem menos que 18 meses pra isso acontecer.

    www.sonhosrosa.com.br

    ResponderExcluir
  2. O único que li dele foi Mr Shivers, e é uma história bem envolvente. Agora é esperar que City of Stairs seja publicado aqui logo kk

    ResponderExcluir