13/01/2015

Dicas de Um Autor - Parte 4

Hoje não é segunda, eu sei. Peço desculpas por isso. Volto pro Brasil quarta que vem, e tô resolvendo as últimas coisas por aqui. Mesmo assim, vou tentar deixar vocês atualizados com  o post de dicas.

Sempre vejo novos escritores pedindo dicas para nomes de seus personagens. Bom, isso depende muito. Alguns autores não gostam de ajudar com esse tipo de coisa. Dizem que nome do personagem é algo que vem de si mesmo, como se estivesse escolhendo nome pra um filho. Eu não ligo pra isso. Se me pedem ajuda para nome de personagem, eu ajudo. Mas Jess, como escolher o nome de um personagem? Isso, depende. Onde se passará sua história? Em qual época? Por um acaso pretende chamar sua personagem de Francine, sendo que o livro se passa na França, em 1825? Não é só um nome. Precisa ser algo que combine com o local da história. Mas tudo isso muda se a história se passar num local fictício. Se você cria um local fictício, além de nomes, digamos, incomum, você precisa criar toda uma cultura diferente. Costumes diferentes, rotinas diferentes, estilos diferentes.

Espero que tenham gostado da dica. E não se preocupem, minha rotina vai melhorar, e vou conseguir postar essas dicas no dia certo. Abraços do tio Jess :3


6 comentários:

  1. Eu escrevo (ou tento) e nunca tive dificuldades para escolher nomes para as personagens. Na verdade, é uma das partes que mais gosto hehe.
    Beijinhos

    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. eu amo livros, e gostei muito de alguns posts que eu li...

    parabens cara...

    http://www.vireiadulto.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas Jess ;)

    beijos :*
    http://descomplicandocosmeticos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá querida, adorei o seu blog, acha que podemo-nos seguir uma à outra? para estarmos sempre em contacto? :) Já agora estou a ter um giveaway no meu blog super querido, podes ganhar um colar muito bonito!

    Beijinhos,
    Fashion gets Fierce.

    ResponderExcluir
  5. Adorei o formato do blog :) Bem diferente
    http://sem-roteiros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olha adorei essa dica, ta ai uma coisa que eu nem imaginava, que o nome tem que combinar com o local, a cultura e tudo mais, quando eu escrevi o último livro meu amigo me deu essa dica, que é super importante.
    Ás vezes quando o nome não me vem a cabeça peço a alguns amigos para me dizerem um nome, se eu gosto eu vou e coloco no livro.
    Ou pesquiso na internet até achar um que eu goste.
    Confesso que tenho um pouco de dificuldade na hora de escolher o nome dos personagens, mas no fim tudo dá super certo. ♥


    www.jayhanadenardi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir